AUTISMO EM PORTUGAL Está na altura em Portugal, dos responsáveis governamentais pela saúde, educação e segurança-social, se debruçarem sobre esta problemática: Qual a política para os autistas e suas famílias? Que sistema de saúde temos? A nível público como é feito, e por quem, o diagnóstico do autismo? Quem está capacitado para a intervenção precoce? Que acompanhamento é dado ao autista ao longo da sua vida? Qual o ensino especial que temos para os autistas? As ditas "Escolas de referência" estão dotadas com quê? Que formação têm os docentes/técnicos? O que fazer com os autistas no período de férias escolares? E depois do ensino escolar obrigatório? Como devem funcionar as redes CAO –Centro de Actividades Ocupacionais? Para quando a criação de lares de apoio, e definitivos? Que faz o Estado no apoio aos pais e familiares que estão com os autistas? Se no Brasil devem existir cerca de um milhão de autistas ainda por diagnosticar, quantos autistas existirão ao todo em Portugal? A percentagem a nível mundial é de 1 PEA –portador do espectro do autismo- por cada 165 pessoas. Em dez milhões de portugueses encontraremos cerca de 60 606. Onde estão? Interrogações urgentes à espera de uma resposta. É necessário um Plano Nacional Integrado para o Autismo!
5 comentários:
Bela música, belas fotos.
Vim do blog do C. Valente e deixo esta partilha:
AUTISMO EM PORTUGAL
Está na altura em Portugal, dos responsáveis governamentais pela saúde, educação e segurança-social, se debruçarem sobre esta problemática:
Qual a política para os autistas e suas famílias?
Que sistema de saúde temos?
A nível público como é feito, e por quem, o diagnóstico do autismo?
Quem está capacitado para a intervenção precoce?
Que acompanhamento é dado ao autista ao longo da sua vida?
Qual o ensino especial que temos para os autistas?
As ditas "Escolas de referência" estão dotadas com quê? Que formação têm os docentes/técnicos? O que fazer com os autistas no período de férias escolares?
E depois do ensino escolar obrigatório?
Como devem funcionar as redes CAO –Centro de Actividades Ocupacionais? Para quando a criação de lares de apoio, e definitivos?
Que faz o Estado no apoio aos pais e familiares que estão com os autistas?
Se no Brasil devem existir cerca de um milhão de autistas ainda por diagnosticar, quantos autistas existirão ao todo em Portugal?
A percentagem a nível mundial é de 1 PEA –portador do espectro do autismo- por cada 165 pessoas. Em dez milhões de portugueses encontraremos cerca de 60 606. Onde estão?
Interrogações urgentes à espera de uma resposta.
É necessário um Plano Nacional Integrado para o Autismo!
Mário Relvas (Pai de um autista)
saudações e um sorriso
lindas,,,,,
how can you write a so cool blog,i am watting your new post in the future!
I love very broad, I like some of the ancient culture, like modern architecture, and now I am fat, I like your BLOG!
It seems a little more than I need to check the information, because I was thinking: Why does not my GLOG these things!
Enviar um comentário