domingo, 2 de setembro de 2007

EU pelas terras dos Vikings...

Amigos esta semana, vou estar por cá, em trabalho. Neste belo país onde se respira tranquilidade, paz e respeito pelo ser humano, onde andas kms de carro e vês kms de ciclovias, onde vês florestas, lagos, animais, quintas, etc...tudo bem tratado. Aqui não se vê indícios de incêndios, apesar do país ser coberto de floresta, é uma questão de EDUCAÇÃO. Aqui a ausência de stresse é uma forma de stresse para nós os latinos.
VIKINGS
As pessoas que viviam na Escandinávia por volta do ano 800 da nossa era até cerca de 1100 são conhecidas como vikings. A antiga palavra escandinava víkings significava pirata e muitas pessoas pensam nos vikings apenas como invasores selvagens. Os vikings, porém, também eram notáveis exploradores, conquistadores, fazendeiros, comerciantes e artífices. Desenvolveram leis justas e um sistema de democracia...
DINAMARCA: A origem de Dinamarca está perdida na pré-história. Sua fortaleza mais velha é datada do século VII, ao mesmo tempo que o novo alfabeto rúnico. Dinamarca foi unida por Harold Bluetooth (Harald Blåtand) por volta de 980. Após o século XI, os dinamarqueses ficaram conhecidos como Vikings, colonizando, invadindo e negociando em toda a Europa. Em várias momentos da história, a Dinamarca controlou a Inglaterra, Noruega, Suécia, Islândia, parte das Ilhas Virgens, partes da costa Báltica e o que é agora o norte da Alemanha, Scania era parte de Dinamarca na maior parte de sua história mas foi perdida a Suécia em 1658. A união com a Noruega foi dissolvida em 1814, quando Noruega entrou em uma nova união com a Suécia (até 1905). O movimento liberal e nacional dinamarquês teve seu momento culminante em 1830, e após as revoluções européias de 1848, a Dinamarca tornou-se uma monarquia constitucional em 1849. Depois da segunda guerra de Schleswig em 1864, a Dinamarca foi forçada a ceder Schleswig-Holstein à Prússia em uma derrota que deixou marcas profundas na identidade nacional dinamarquesa. Após este ponto, a Dinamarca adotou uma política de neutralidade, permanecendo neutra na Primeira Guerra Mundial. Em 9 de abril de 1940, a Dinamarca foi invadida pela Alemanha Nazista (operação Weserübung) e permaneceu ocupada durante toda a Segunda Guerra Mundial, apesar de alguma resistência interna. Após a guerra, tornou-se membro da OTAN e, em 1973, da Comunidade Econômica Européia (mais tarde, União Européia).

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa viagem e aproveite bem esses ares nórdicos!! São fantásticos!